RESIDÊNCIA JF

ficha técnica

Projeto integrado de uma residência unifamiliar, contemplando fundações, estruturas e instalações técnicas (elétricas, telecomunicações, hidrossanitárias, climatização e exaustão). A residência é constituída por dois pavimentos, com aproximadamente 1600m² de área construída.

Na estrutura, optou-se por utilizar pilares de seção tubular quadrada, treliças localizadas nas paredes das fachadas e nas paredes internas do primeiro pavimento, e vigas mistas conectadas às lajes steel deck, que possuem uma espessura total de 150 mm. Este sistema estrutural permitiu que grande parte da estrutura seja aparente estabelecendo, portanto, contrastes entre as caixilharias periféricas e os elementos metálicos estruturais que foram geometricamente dimensionados para o encaixe com os caixilhos

A geração de água quente para alimentar os pontos de consumo conta com um sistema de aquecimento solar, com coletores e boiler localizados na cobertura da residência. Este sistema terá alimentação elétrica no boiler, como auxílio, para garantir o aquecimento da água em dias que a incidência solar não for suficiente. A geração de água quente para a piscina também se dará por um sistema de aquecimento solar independente.

A residência possui um reservatório de água potável de 5000 litros e outro de reutilização de águas pluviais de 8000 litros e que apresenta uma câmara de retardo, caixas de inspeção e um filtro para separação de sólidos presentes. O abastecimento dos pontos de consumo é feito com auxílio de um conjunto pressurizador para que as pressões de trabalho dos equipamentos sejam atingidas.

Foi proposta a utilização de transformador ao tempo de 150kVA, instalado próximo à divisa com a via pública. Além da presença de um Nobreak de 3kVA, que será responsável pela alimentação momentânea dos equipamentos de telecom e segurança.

Ademais, foram previstos equipamentos destinados ao sistema VDI (Voz, Dados e Imagem), bem como, sistemas de segurança patrimonial com a utilização de câmeras, alarmes e sensores.

O sistema de ar condicionado visa manter as condições de conforto térmico dos ocupantes e a renovação do ar, beneficiando os ambientes, para isso foram implantados equipamentos tipo VRF para os ambientes de conforto e sistema de precisão para área da galeria.

âmbito do projeto: projeto integrado (fundações, estruturas, elétrica, telecomunicações, segurança, hidrossanitário e climatização)

arquitetura: Bloco Arquitetos

local: Brasília - DF

projeto: 2021-2022

construção: 2022-

dados de projeto

área de intervenção / construção: 1600 m²

escavação: 270,7 m³

estrutura em aço: 84,7 ton.

concreto armado: 256,5 m³

potência entrada: 150 kVA

potência do nobreak: 3 kVA

reserva de água potável: 5 m³

Anterior
Anterior

CAMPINAS