RESIDÊNCIA MADRE TEODORA

ficha técnica

Projeto integrado de uma residência unifamiliar, contemplando fundações, estruturas e instalações elétricas e hidráulicas. A residência é constituída por dois pavimentos, com aproximadamente 320m² de área construída.

A arquitetura permitiu a utilização de um sistema estrutural racional e uma construção industrializavel, com de montagem no local em 3 semanas.

A estrutura metálica é composta por pilares de seção tubular quadrada, com 150 mm e vigas com seções compatíveis com os requisitos arquitetônicos, com bitolas de 150 a 310 mm. As lajes steel-deck têm uma espessura total de 120 mm. A estrutura foi pensada como um conjunto de peças, produzidas em fabrica, transportadas para o local da obra onde são integralmente montadas por aparafusamento.

Foi previsto um shaft principal entre o pavimento térreo e o superior para a interligação de instalações elétricas, lógica e de segurança, além de prumadas de esgoto e de captação de águas pluviais, localizado dentro do armário da garagem, em compatibilização com a arquitetura.

A residência conta com reservatório de água potável de 2750 litros e de reutilização de águas pluviais de 1000 litros. O abastecimento dos pontos de consumo é feito com auxílio de um conjunto pressurizador para que seja atingida uma pressão de conforto nos equipamentos.

No jardim interno foi locado um gerador a gás de potência máxima de 19,5 kW. No escritório foram instalados os demais quadros elétricos de distribuição, assim como os equipamentos destinados ao sistema VDI (Voz, Dados e Imagem).

âmbito do projeto: projeto integrado (fundações, estruturas, elétrica, telecomunicações, hidrossanitário, climatização)

arquitetura: Andrade Morettin

local: São Paulo - SP

projeto: 2018

construção: 2019-2020

dados de projeto

área de intervenção / construção: 320 m²

fundações indiretas por estacas: 312 m

estrutura em aço: 16,3 ton.

concreto armado: 29 m³

Próximo
Próximo

PIRACAIA