ESCOLA CANUANÃ

ficha técnica

Estrutura de alvenaria estrutural nas residências e metálica e mista no refeitório, com lajes de painéis treliçados na área da cozinha, para apoio de áreas técnicas.

A intervenção foi prevista na área da Escola Fazenda de Canuanã, no âmbito de um projeto de desenvolvimento da Fundação Bradesco, que incluiu o projeto de 5 habitações para solteiros com 238 m², 22 habitações familiares com 122 m² e um refeitório com 2.125 m².

Um dos requisitos do projeto preconizava a utilização de alvenaria estrutural para as habitações, com estrutura de madeira na cobertura. Os tijolos são fabricados no local e foram estudados diversos ensaios à compressão para determinar as suas características e possibilitar o dimensionamento das paredes.

A estrutura do refeitório tem uma implantação retangular, com 72 m de comprimento e 33 m de largura, incluindo balanços de 3m nas quatro frentes, com altura livre de 3.50m. A estrutura elevada é integralmente metálica, com pórticos no sentido transversal com quatro pilares, criando vãos de 9m e balanços de 3m, que se repetem a cada 6m.

A generalidade dos pilares são tubulares circulares, com diâmetro de 159 mm. Os vãos principais de 9m são vencidos por perfis W410, enquanto os vãos secundários de 6m são vencidos por perfis W250, a cada 3 m.

A estrutura é travada horizontalmente através de cruzamentos de chapas em diagonais entre pilares e cruzamentos de varões de 20mm na cobertura, ambos tensionados.

âmbito do projeto: fundações e estruturas

arquitetura: Terra e Tuma

local: Canuanã - TO

projeto: 2019-2020

construção: 2020-2021

dados de projeto

área de intervenção/construção: refeitório e cozinha 2.150 m² e residências 3.870 m²

estrutura em aço: 38 ton.

Anterior
Anterior

MUSEU DO STF

Próximo
Próximo

COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE