RESIDÊNCIA CFH

ficha técnica

Projeto integrado de uma residência unifamiliar, contemplando fundações, estruturas e instalações técnicas (elétricas, telecomunicações, hidrossanitárias, climatização e exaustão). A residência é constituída por dois pavimentos, com aproximadamente 1600m² de área construída, sendo que no pavimento inferior há uma galeria de arte.

Como o pavimento inferior está abaixo do nível do solo foi necessário dimensionar muros de contenção com alturas variáveis de até 3,25 m na área da galeria. No caso das contenções optou-se por utilizar paredes de concreto com uma espessura de 25 cm, dimensionadas com um travamento no nível das lajes dos pavimentos, de forma a reduzir o custo das contenções.

No pavimento superior, optou-se por uma estrutura metálica composta por pilares e vigas metálicas que permitiu um balanço de aproximadamente 7,60 m. Essa solução possibilitou o contraste arquitetônico entre as vigas metálicas da cobertura e o forro de madeira inclinado que ocorre em boa parte da residência.

A geração de água quente para alimentar os pontos de consumo se dará por um sistema de aquecimento solar, com coletores localizados na área externa da residência e boilers na área técnica abaixo da piscina. Este sistema terá alimentação de back up a gás no boiler, como auxílio, para garantir o aquecimento da água em dias que a incidência solar não for suficiente.

A residência possui um reservatório de água potável de 6000 litros e outro de reutilização de águas pluviais de 4000 litros. O abastecimento de gás GLP para o fogão da cozinha e aquecedores se dará a partir de cilindros localizados em armários ventilados na área de técnica externa da residência.

Além da entrada de energia da rede, está prevista a energia proveniente de gerador à diesel e de Nobreak, que alimentaram os equipamentos de segurança, telecom e alarme.

Os quadros gerais e de distribuição do subsolo, estarão instalados em sala técnica e os de distribuição do térreo na circulação. O pavimento térreo contará também com um quadro de controle de aquecimento de água.

O sistema de ar condicionado visa manter as condições de conforto térmico dos ocupantes e a renovação do ar, beneficiando os ambientes, para isso foram implantados equipamentos tipo VRF para os ambientes de conforto e sistema de precisão para área da galeria.

âmbito do projeto: projeto integrado (fundações, estruturas, elétrica, telecomunicações, segurança, hidrossanitário e climatização)

arquitetura: Bernardes Arquitetura

renderizações: Bernardes Arquitetura

local: Monte Mor - SP

projeto: 2021-2022

construção: 2022-

dados de projeto

área de intervenção / construção: 1600 m²

escavação: 4247,21 m³

estrutura em aço: 58,96 ton.

concreto armado: 446 m³

madeira: 654,79 m²

potência entrada: 118 kVA

potência do gerador: 40 kVA

potência do nobreak: 6 kVA

reserva de água potável: 6 m³

reservatório de reuso: 4 m³


Anterior
Anterior

CASA 11

Próximo
Próximo

IQUITOS