A estrutura foi concebida de forma sistematizada, para permitir a montagem aparafusada entre peças transportadas da fábrica e uma construção rápida (3 semanas).

RESIDÊNCIA RMG

ficha técnica

Projeto integrado de uma residência unifamiliar, contemplando fundações, estruturas e instalações técnicas (elétricas e hidrossanitárias). A residência é constituída por dois pavimentos, com aproximadamente 1500m² de área construída.

A arquitetura proporcionou a implementação de um sistema estrutural metálico, racionalizado e com potencial de industrialização, que foi atingido. Foram previstos pórticos a cada 3m, com vigas mistas vencendo vãos de 7m e balanços com 3m. A estrutura foi estudada para ser fabricada e transportada para montagem no local, com recuso a ligações aparafusadas. A sistematização alcançada permite a montagem da estrutura metálica em 3 semanas.

Como a área técnica logo abaixo da garagem ficará enterrada em relação ao piso acabado previsto, está sendo previsto um muro de contenção, neste trecho, de 3,0 m aproximadamente. No sistema estrutural optou-se por pilares circulares metálicos com 30cm de diâmetro, vigas mistas conectadas às lajes painel ou lajes maciças, ambas com 15cm.

No caso das lajes optou-se por utilizar, onde possível, laje painel pré-fabricada evitando, portanto, a utilização de formas ou eventualmente de escoramentos. Além disso com esse sistema, caso seja devidamente manuseado, se obtém um acabamento sem irregularidades e marcado pelas larguras dos painéis. Na área da piscina e área técnica, que se encontra abaixo da piscina, decidiu-se alterar o sistema estrutural para concreto moldado in loco por melhor se adequar às exigências estruturais da piscina.

A geração de água quente para alimentar os pontos de consumo como chuveiros, torneiras e pias, se dará por um sistema de aquecimento conjugado, com aquecedores de passagem a gás que alimentarão boilers elétricos, todos localizados na área técnica abaixo da piscina. A geração de água quente para a piscina se dará por um sistema de aquecimento solar, com auxílio elétrico através de um trocador de calor.

A residência possui um reservatório de água potável de 30.000 litros, uma cisterna e outro reservatório de reutilização de águas pluviais de 5000 litros. O abastecimento de gás GLP para o fogão da cozinha, secadora e aquecedores se dará a partir de cilindros localizados em uma área técnica ventilada abaixo da garagem.

Foi prevista a entrada de energia em baixa tensão de 200 kVA, do Tipo F. A tensão secundária será de 220/127V conforme padrão CEMIG para locais com cargas demandadas entre 95 e 304kVA.

âmbito do projeto: projeto integrado (fundações, estruturas, elétrica e hidrossanitário)

arquitetura: Andrade Morettin Arquitetos

renderizações: Andrade Morettin Arquitetos

montagem da estrutura: studioem3

local: Gonçalves - MG

projeto: 2021

construção: 2021-

dados de projeto

área de intervenção / construção: 1.500 m²

fundações indiretas por estacas: 1635,35 m

estrutura em aço: 183,78 ton.

concreto armado: 600,92 m³

potência entrada: 200 kVA

reserva de água potável: 30 m³

reservatório de reuso: 5 m³

Anterior
Anterior

PIRACAIA

Próximo
Próximo

CASA 11